Projeto de Sistemas de Informação da PUC São Gabriel é finalista da Imagine Cup América Latina

O Projeto SuriCar, desenvolvido por cinco alunos do Curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel com o apoio de professores do Instituto de Ciências Exatas e Informática (ICEI/PUC Minas), é finalista da Imagine CUP América Latina 2018. Ao todo, foram 4.903 competidores, 183 projetos inscritos de 12 países, o maior número da competição nos últimos dez anos. Foram 13 equipes escolhidas de quatro países – Brasil, Argentina, Chile e México – que participarão da final da Imagine CUP América Latina 2018, entre os dias 22 e 25 de maio, em São Paulo.

Com o objetivo de facilitar a experiência dos surdos no trânsito, proporcionando mais segurança e conforto, o SuriCar, por meio da Inteligência Artificial, identifica sons externos – de ambulância, carros de polícia, apito, entre outros – e mostra, visualmente, pela tela do aplicativo, para o motorista imagens correspondentes aos sons e perigos que estão próximos. Os alunos envolvidos no projeto são Raquel Almeida Garcia Leão, Lucas Henrique Resende Mari, Victor Lacerda Mourthé Marques, Emanuel Carvalho (recém formado) e Mateus Esteves (recém formado), do Curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel.

Segundo o mentor dos alunos no projeto, prof. Sandro Jerônimo, a escolha do SuriCar como um dos finalistas de uma competição como a Imagine CUP América Latina demonstra a qualidade e a inovação da PUC Minas, em níveis internacionais, como o seu compromisso com o bem comum. Além disso, “o projeto tem grande relevância para a comunidade de surdos e para todos aqueles interessados em segurança no trânsito”, explica o professor.

A Etapa Mundial da Imagine CUP 2018 será realizada em julho em Seattle (EUA).