O curso de Graduação Tecnológica em Jogos Digitais tem como foco a formação de profissionais empreendedores para um mercado promissor, que se encontra em grande expansão. O aluno aprende a produzir jogos digitais para atender a diversas demandas, tais como entretenimento, educação, treinamentos de pessoas, simulação e reabilitação. O jogo - ferramenta complementar para o mercado - pode ser utilizado em qualquer tipo de negócio, pois traz consigo a capacidade de inovação em produtos de software, em serviços de marketing e recursos humanos, dentre outros, por meio de variados recursos gráficos e sonoros, além de proporcionar interatividade. O estímulo ao desenvolvimento da criatividade e da técnica merece destaque na abordagem do curso. O Tecnólogo em Jogos Digitais é capaz de atuar gerenciando projetos, trabalhando como consultor ou administrando sua própria empresa na área em questão.

Características do Curso

O curso possui duração de três anos. As aulas são ministradas de segundas às sextas-feiras, das 7h às 12h20min, na unidade São Gabriel. Como se trata de um curso de graduação, o aluno estará apto a prosseguir seus estudos via pós-graduação lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado/doutorado). Além disso, o curso tem como propósito acelerar o ingresso do aluno no mercado, fornecendo dois certificados de qualificação profissional: um de Programação de Computadores, ao concluir as disciplinas dos dois primeiros períodos, e outro de Computação Gráfica, ao concluir as disciplinas do 1º ao 4º períodos. Esses certificados são reconhecidos pelo mercado, o que possibilita a realização de concursos públicos e facilita promoções dentro das empresas onde os alunos estiverem atuando, dentre outros benefícios. Desde o primeiro período, os alunos desenvolvem demos de jogos por meio de trabalhos interdisciplinares. A elaboração de tais demos permite aos alunos aplicar de forma sistêmica os conhecimentos adquiridos no semestre em cada uma das disciplinas, o que solicita, também, o uso de muita criatividade. Outro aprendizado notório é o fato de os alunos lidarem com imprevistos diários, resolução de problemas, trabalhos em equipe, restrições de tempo e recursos - situações bastante recorrentes no mercado atual, globalizado, dinâmico e altamente competitivo. O curso possui como uma de suas características fundamentais a formação generalista do Tecnólogo em Jogos Digitais. Visa, portanto, a oferecer aulas de relevância teórica e metodológica dentro de diversas áreas de conhecimento. São elas:

1) Computação

Inteligência Artificial, Algoritmos, Programação Orientada por Objetos, Grafos, Sistemas Operacionais, Redes, Arquitetura de Computadores, Bancos de Dados, UML, Engenharia de Software, dentre outras.

2) Matemática

Matemática para Jogos, Álgebra Linear, Estatística e Probabilidade, dentre outras.

3) Administração e Empreendedorismo

Gerência de Projetos, Jogos e Sociedade, dentre outras.

4) Design e Animação

Computação Gráfica, Modelagem Tridimensional, Modelagem de Fenômenos Físicos, Animação de Personagens, Produção e Edição de Áudio e Vídeo, OpenGL, DirectX, XNA, Flash, dentre outras.

5) Desenvolvimento de Jogos Digitais

Análise e Projeto de Jogos, Criação de Conteúdo para jogos, Jogos em Rede, Jogos para Dispositivos Móveis, Projeto de Interfaces Gráficas para Jogos, dentre outras.

Mercado de Trabalho

A área de Jogos Digitais é uma área nova no Brasil, onde a demanda do mercado de trabalho por mão-de-obra especializada é crescente. Segundo informação divulgada pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais em maio de 2005, há registro de 55 empresas desenvolvedoras de jogos em atividade no país. O mercado de jogos no Brasil está dividido em nichos. A maioria das empresas foca o mercado tradicional de entretenimento (72%), porém nota-se o crescimento do interesse pelos advergames (jogos com vocação publicitária) e o início da produção de business games (simulação de negócios cuja finalidade é o aprendizado) e middlewares (ferramenta necessária para o processo de desenvolvimento e manutenção de jogos). A maioria das empresas foca o mercado de PC (63%) e em segundo lugar vêm os celulares (22%). A pesquisa mostra o potencial de crescimento do mercado de jogos no país. De 2003 para 2004, o crescimento do faturamento das empresas chegou a quase 40%. As desenvolvedoras brasileiras faturam aproximadamente R$ 18 milhões e se incluir distribuição, embalagem, marketing e publicidade, a estimativa gira em torno de R$ 100 milhões. De acordo com a pesquisa, o faturamento por estado é equilibrado. A força e a estabilidade de crescimento deste mercado são atestadas, pois muitas empresas aumentaram o faturamento para a faixa entre R$ 960 mil e aproximadamente R$ 2 milhões e continuam surgindo empresas menores com faturamento de até R$ 240 mil. É importante frisar que o profissional formado no curso não precisará atuar especificamente em desenvolvimento de jogos diretamente. Há diversas outras áreas que podem atuar, como animação, modelagem tridimensional em geral, programação de computadores, enfim, um leque de opções onde o aluno formado aplicará os conhecimentos construídos ao longo do curso em diferentes campos do mercado.

O Profissional

Os profissionais capacitados no curso receberão certificados técnicos intermediários, que permitirão trabalhar em atividades profissionais, antes mesmo de sua formação plena. Isto permite que atuem mais cedo no mercado. O profissional formado estará apto a:

  • Modelar, especificar, implementar, implantar e validar projetos de Jogos Digitais;
  • Avaliar, aplicar e desenvolver novas tecnologias de computação na área de Jogos Digitais;
  • Compreender planejar e implantar projetos de jogos de forma a atender os objetivos estratégicos de negócio das organizações;
  • Participar de equipes de desenvolvimento de Jogos Digitais;
  • Participar de equipes de suporte e gerência de Jogos Digitais;
  • Selecionar, utilizar e adaptar componentes de software e hardware, necessários para melhoria dos ambientes de Jogos Digitais;
  • Efetuar avaliações e testes de componentes de software de projetos de Jogos Digitais;
  • Identificar necessidades da sociedade e de empresas, com relação a aplicações de jogos digitais, e propor soluções para elas;
  • Identificar mercados e propor modelos de atuação mercadológica para promoção de Jogos Digitais;
  • Compreender a concepção, programação, implantação, gerência e administração de Jogos Digitais;
  • Compreender, desenvolver e aprimorar habilidades em perspectiva tridimensional e fundamentos de desenho para Jogos Digitais;
  • Compreender o processo de formação de personagens;
  • Aplicar os recursos da tecnologia da computação na implementação de concepções de Jogos Digitais.

Campi e Unidades / Turno

Belo Horizonte (Unidade Praça da Liberdade) / Tarde

Belo Horizonte (São Gabriel) / Manhã

Duração

3 anos

Modalidade

Graduação Tecnológica

Número de Vagas

60