O Curso de Licenciatura em Matemática da PUC Minas tem como objetivo a formação de professores de Matemática qualificados para atuar no para o Ensino Fundamental e Médio. O curso tem por meta desenvolver o raciocínio intuitivo, lógico-dedutivo e crítico do futuro professor ao lidar com a Matemática. Ele forma licenciados que vão utilizar o conhecimento matemático como meio para educar, levando em consideração a ética e a responsabilidade social.


Características do Curso

O curso compreende áreas de formação específica em Matemática e Física, além de formação humanística e pedagógica. Na área de formação Matemática, destaca-se o estudo de Cálculo, Geometrias Analítica, Plana e Espacial, Fundamentos de Álgebra e de Análise e Estatística e Probabilidade. Na área de formação em Física, o aluno desenvolve conhecimentos de Fundamentos de Mecânica, Termodinâmica, Eletricidade e Magnetismo. Na área de formação pedagógica, são abordados temas de Didática, Políticas Públicas de Educação, Gestão Escolar, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e Práticas de Ensino de Matemática. O licenciado em Matemática tem ainda a possibilidade de obter uma segunda titulação de licenciado em Física com, pelo menos, mais dois semestres de estudos.


Mercado de Trabalho

O licenciado em Matemática pode trabalhar em escolas de educação básica da rede pública ou privada, ou em instituições de ensino e pesquisa. O campo de ação envolve, além da sala de aula, coordenação de disciplina, atividades como a elaboração de projetos pedagógicos ou de ensino, criação e coordenação de laboratório didático, preparação, acompanhamento e avaliação de atividades extraclasse e produção de material didático, entre outras. Pode também desenvolver pesquisas sobre práticas educativas, processos de ensino-aprendizagem e o uso de novas tecnologias no ensino de Matemática na escola básica.


Campi e Unidades / Turno

Belo Horizonte (Campus Coração Eucarístico) / Tarde

Duração

4 anos

Modalidade

Licenciatura

Número de Vagas

60