Projeto de Extensão Robótica Educacional

O projeto intitulado “Robótica Educacional: desafios e aprendizado”, do Curso de Sistemas de Informação da PUC Minas Betim,tem como principal objetivo a inclusão digital de jovens e adolescentes, alunos do ensino fundamental das escolas Municipais e Estaduais da cidade de Betim – MG e instituições interessadas, auxiliando-os na descoberta do potencial criativo e da curiosidade, explorando seus conhecimentos e habilidades, e demonstrar como o autossustento e a autorrealização podem e devem caminhar juntos na construção de um plano coletivo e de seus próprios propósitos de vida. O projeto propõe, por meio da Robótica Pedagógica, uma forma criativa, lúdica e motivadora de desenvolvimento das relações interpessoais, do raciocínio lógico, da melhoria das capacidades cognitivas e da ampliação dos conhecimentos técnicos dos assistidos. Nela os assistidos percorrerem diversas etapas que possibilitam o desenvolvimento do pensamento criativo, na elaboração de desenhos para robôs; do pensamento sistemático para a resolução de problemas; da escrita, ao documentar de modo claro e sólido os passos dos projetos; do raciocínio lógico ao programar os dispositivos construídos. Este desenvolvimento propicia maturidade e uma postura crítica e analítica para os desafios da vida.

Durante a execução do projeto, são utilizados kits Lego Mindstorms direcionados para trabalhos educacionais. Tais kits são compostos por blocos de montagem padrão Lego, por peças móveis como engrenagens, roldanas, eixos e rodas, por diferentes sensores e pelo módulo principal que é um mini computador programável. Essas peças podem ser combinadas de diversas formas, de acordo com a criatividade dos alunos, para a formação de diferentes dispositivos robóticos. Os participantes são incentivados a criar, planejar e executar o projeto de construção de um equipamento robotizado, utilizando os kits descritos. Para tanto, os grupos de alunos devem distribuir responsabilidades, documentar todos os passos percorridos - situações-problema e resolução de conflitos - demonstrando a importância de ações proativas para seu próprio desenvolvimento.

Espera-se como resultado do projeto colaborar não só com o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio por parte dos alunos envolvidos, mas especificamente contribuir com a inclusão digital de jovens e adolescentes de famílias com situação socioeconômica, muitas das vezes, desfavorecida, principalmente ao fornecer acesso às novas tecnologias. Além disso, acredita-se que, como o conhecimento é caracterizado como um fator de desenvolvimento social e econômico de um país, não somente este projeto, mas a Extensão Universitária como um todo, possibilita à Universidade desempenhar o seu papel perante a sociedade, contribuindo com a sua transformação e o seu desenvolvimento.

ACONTECE NO CURSO

Agora você pode estudar em uma grande Universidade! A bolsa social PUC Minas torna a maior universidade católica do mundo mais acessível a pessoas que buscam por um ensino de qualidade. Com bolsas de até 60%, os cursos de graduação ficam mais em conta e o sonho de estudar na PUC Minas mais perto de ser realizado. Inscreva-se!

Mais informações pelo (31)3319-4444.

Professores e alunos de Sistemas de Informação da PUC Minas Betim receberam nos dias 17 e 18 de maio estudantes das escolas da região durante o PUC Aberta. No estande foram apresentados projetos de Robótica com Lego Mindstorms, frutos de um projeto de Extensão desenvolvido no curso. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco de Realidade Virtual com o VR Box.

 

PUCAberta1

O Curso de Sistemas de Informação quer promover no segundo semestre desse ano o Programa de Residência Técnica da Microsoft. As empresas já estão sendo contatadas e irão demandar problemas para que equipes de alunos os solucione.

A atividade compreende a presença de tutores e mentores para orientar os alunos e a perspectiva de aprendizado é grande. Os alunos estão empolgados. A unidade conta com um laboratório dedicado ao MIC (Microsoft Inovation Center) inaugurado nesse semestre.

O Curso de Sistemas de Informação da PUC Minas em Betim está planejando para o próximo semestre o Dev Bootcamp. Os alunos participarão de uma maratona de palestras e tutorias voltadas ao desenvolvimento de uma solução específica demandada pelos professores. Grupos de alunos se dedicam durante toda a noite na implementação de um software e as melhores equipes são premiadas.

O evento conta com a participação do Sympla (www.sympla.com.br).