Projeto de Extensão Robótica Educacional

O projeto intitulado “Robótica Educacional: desafios e aprendizado”, do Curso de Sistemas de Informação da PUC Minas Betim,tem como principal objetivo a inclusão digital de jovens e adolescentes, alunos do ensino fundamental das escolas Municipais e Estaduais da cidade de Betim – MG e instituições interessadas, auxiliando-os na descoberta do potencial criativo e da curiosidade, explorando seus conhecimentos e habilidades, e demonstrar como o autossustento e a autorrealização podem e devem caminhar juntos na construção de um plano coletivo e de seus próprios propósitos de vida. O projeto propõe, por meio da Robótica Pedagógica, uma forma criativa, lúdica e motivadora de desenvolvimento das relações interpessoais, do raciocínio lógico, da melhoria das capacidades cognitivas e da ampliação dos conhecimentos técnicos dos assistidos. Nela os assistidos percorrerem diversas etapas que possibilitam o desenvolvimento do pensamento criativo, na elaboração de desenhos para robôs; do pensamento sistemático para a resolução de problemas; da escrita, ao documentar de modo claro e sólido os passos dos projetos; do raciocínio lógico ao programar os dispositivos construídos. Este desenvolvimento propicia maturidade e uma postura crítica e analítica para os desafios da vida.

Durante a execução do projeto, são utilizados kits Lego Mindstorms direcionados para trabalhos educacionais. Tais kits são compostos por blocos de montagem padrão Lego, por peças móveis como engrenagens, roldanas, eixos e rodas, por diferentes sensores e pelo módulo principal que é um mini computador programável. Essas peças podem ser combinadas de diversas formas, de acordo com a criatividade dos alunos, para a formação de diferentes dispositivos robóticos. Os participantes são incentivados a criar, planejar e executar o projeto de construção de um equipamento robotizado, utilizando os kits descritos. Para tanto, os grupos de alunos devem distribuir responsabilidades, documentar todos os passos percorridos - situações-problema e resolução de conflitos - demonstrando a importância de ações proativas para seu próprio desenvolvimento.

Espera-se como resultado do projeto colaborar não só com o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio por parte dos alunos envolvidos, mas especificamente contribuir com a inclusão digital de jovens e adolescentes de famílias com situação socioeconômica, muitas das vezes, desfavorecida, principalmente ao fornecer acesso às novas tecnologias. Além disso, acredita-se que, como o conhecimento é caracterizado como um fator de desenvolvimento social e econômico de um país, não somente este projeto, mas a Extensão Universitária como um todo, possibilita à Universidade desempenhar o seu papel perante a sociedade, contribuindo com a sua transformação e o seu desenvolvimento.

ACONTECE NO CURSO

A nossa querida ex-aluna Shayane de Oliveira Santos apresentou o artigo intitulado "POTION: UMA METODOLOGIA ÁGIL APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE", fruto do seu Trabalho de Conclusão de Curso, no 130 Congresso de Gerenciamento de Projetos, maior evento da área realizado pelo Project Management Institute. Além disso,  ficou em 240 lugar entre os 223 artigos inscritos no Segundo Concurso de Artigos Acadêmicos realizado pela ABRAMTI, Associação Brasileira de Melhoria em TI!

 

shay2

Certificado

 

Os alunos do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas Betim participaram de uma visita técnica ao Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), no dia 28/09/2018, na cidade de Santa Rita do Sapucaí-MG.

A visita foi uma oportunidade para os alunos do curso visitarem a FETIN (Feira Tecnológica do Inatel). Em sua 37ª edição e com o tema "As Tecnologias que Vão Mudar sua Vida", o evento é realizado anualmente, quando os alunos da instituição visitada expõem seus projetos em desenvolvimento. Tais visitas constituem atividade acadêmica de relevância para formação dos aluno do curso de Sistemas de Informação.

Excelente oportunidade de pesquisa para professores com vínculo de alunos! O Fundo de Incentivo à Pesquisa – FIP / PUC Minas é uma oportunidade de financiamento para os projetos propostos por professores e doutorandos, com processo seletivo semestral e que incluem um ou dois bolsistas da graduação em cada proposta.Confira o edital em https://www.pucminas.br/pesquisa/Documents/Edital%20072.2018.pdf.

Agora você pode estudar em uma grande Universidade! A bolsa social PUC Minas torna a maior universidade católica do mundo mais acessível a pessoas que buscam por um ensino de qualidade. Com bolsas de até 60%, os cursos de graduação ficam mais em conta e o sonho de estudar na PUC Minas mais perto de ser realizado. Inscreva-se!

Mais informações pelo (31)3319-4444.