Projeto de Extensão Inclusão.Betim.br

A promoção da inclusão social por meio da inclusão digital apresenta atualmente grande relevância no sentido de favorecer o acesso da população digitalmente excluída às novas tecnologias da informação e comunicação. O desenvolvimento de ações nesse sentido, portanto, deve ser avaliado como fator essencial para a promoção de parcelas da sociedade marginalizadas de alguma forma em relação ao uso de tais recursos tecnológicos.

Por conseguinte, dependendo da faixa etária do indivíduo excluído, diversas podem ser as consequências. Acrescente-se a isto o fato de que é também essencial a participação dos alunos do curso de Sistemas de Informação e demais cursos da PUC Minas em ações como estas, de grande relevância social, uma vez que dessa forma sua formação acadêmica (técnica e humanística) tende a ser em muito enriquecida.

Outro ponto importante é que a inclusão digital deve ser vista para muito além da simples alfabetização digital. Apenas ensinar a utilizar as ferramentas da Informática não é suficiente. Como é intensa a adoção de recursos computacionais atualmente na atividade humana, diversos problemas decorrem disso, ocasionando grande impacto social. Neste contexto, pode-se citar como problemas o uso inadequado de ferramentas como as redes sociais por jovens, por exemplo, no que diz respeito a aspectos jurídicos. Assim, promover a inclusão digital é o principal objetivo desta proposta, capacitando o público-alvo em Informática, mas também promovendo discussões e reflexões, com todos os atores envolvidos, sobre os problemas causados pela adoção da tecnologia.

Atendendo a esta evidente necessidade, o projeto Inclusão.Betim.br visa promover a inclusão digital da população da cidade de Betim, com destaque para jovens e adolescentes (alunos da rede pública de ensino) e idosos. Com isso, pretende-se contribuir para a sua maior capacitação profissional e, consequentemente, a melhoria da sua qualidade de vida. Adicionalmente, a formação humanística e a formação da consciência de responsabilidade social dos alunos extensionistas envolvidos são também pretendidos, além de possibilitar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, principais atividades desenvolvidas pela Universidade.

ACONTECE NO CURSO

A nossa querida ex-aluna Shayane de Oliveira Santos apresentou o artigo intitulado "POTION: UMA METODOLOGIA ÁGIL APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE", fruto do seu Trabalho de Conclusão de Curso, no 130 Congresso de Gerenciamento de Projetos, maior evento da área realizado pelo Project Management Institute. Além disso,  ficou em 240 lugar entre os 223 artigos inscritos no Segundo Concurso de Artigos Acadêmicos realizado pela ABRAMTI, Associação Brasileira de Melhoria em TI!

 

shay2

Certificado

 

Os alunos do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas Betim participaram de uma visita técnica ao Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), no dia 28/09/2018, na cidade de Santa Rita do Sapucaí-MG.

A visita foi uma oportunidade para os alunos do curso visitarem a FETIN (Feira Tecnológica do Inatel). Em sua 37ª edição e com o tema "As Tecnologias que Vão Mudar sua Vida", o evento é realizado anualmente, quando os alunos da instituição visitada expõem seus projetos em desenvolvimento. Tais visitas constituem atividade acadêmica de relevância para formação dos aluno do curso de Sistemas de Informação.

Excelente oportunidade de pesquisa para professores com vínculo de alunos! O Fundo de Incentivo à Pesquisa – FIP / PUC Minas é uma oportunidade de financiamento para os projetos propostos por professores e doutorandos, com processo seletivo semestral e que incluem um ou dois bolsistas da graduação em cada proposta.Confira o edital em https://www.pucminas.br/pesquisa/Documents/Edital%20072.2018.pdf.

Agora você pode estudar em uma grande Universidade! A bolsa social PUC Minas torna a maior universidade católica do mundo mais acessível a pessoas que buscam por um ensino de qualidade. Com bolsas de até 60%, os cursos de graduação ficam mais em conta e o sonho de estudar na PUC Minas mais perto de ser realizado. Inscreva-se!

Mais informações pelo (31)3319-4444.