Projeto de Extensão Inclusão.Betim.br

A promoção da inclusão social por meio da inclusão digital apresenta atualmente grande relevância no sentido de favorecer o acesso da população digitalmente excluída às novas tecnologias da informação e comunicação. O desenvolvimento de ações nesse sentido, portanto, deve ser avaliado como fator essencial para a promoção de parcelas da sociedade marginalizadas de alguma forma em relação ao uso de tais recursos tecnológicos.

Por conseguinte, dependendo da faixa etária do indivíduo excluído, diversas podem ser as consequências. Acrescente-se a isto o fato de que é também essencial a participação dos alunos do curso de Sistemas de Informação e demais cursos da PUC Minas em ações como estas, de grande relevância social, uma vez que dessa forma sua formação acadêmica (técnica e humanística) tende a ser em muito enriquecida.

Outro ponto importante é que a inclusão digital deve ser vista para muito além da simples alfabetização digital. Apenas ensinar a utilizar as ferramentas da Informática não é suficiente. Como é intensa a adoção de recursos computacionais atualmente na atividade humana, diversos problemas decorrem disso, ocasionando grande impacto social. Neste contexto, pode-se citar como problemas o uso inadequado de ferramentas como as redes sociais por jovens, por exemplo, no que diz respeito a aspectos jurídicos. Assim, promover a inclusão digital é o principal objetivo desta proposta, capacitando o público-alvo em Informática, mas também promovendo discussões e reflexões, com todos os atores envolvidos, sobre os problemas causados pela adoção da tecnologia.

Atendendo a esta evidente necessidade, o projeto Inclusão.Betim.br visa promover a inclusão digital da população da cidade de Betim, com destaque para jovens e adolescentes (alunos da rede pública de ensino) e idosos. Com isso, pretende-se contribuir para a sua maior capacitação profissional e, consequentemente, a melhoria da sua qualidade de vida. Adicionalmente, a formação humanística e a formação da consciência de responsabilidade social dos alunos extensionistas envolvidos são também pretendidos, além de possibilitar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, principais atividades desenvolvidas pela Universidade.

ACONTECE NO CURSO

Agora você pode estudar em uma grande Universidade! A bolsa social PUC Minas torna a maior universidade católica do mundo mais acessível a pessoas que buscam por um ensino de qualidade. Com bolsas de até 60%, os cursos de graduação ficam mais em conta e o sonho de estudar na PUC Minas mais perto de ser realizado. Inscreva-se!

Mais informações pelo (31)3319-4444.

Professores e alunos de Sistemas de Informação da PUC Minas Betim receberam nos dias 17 e 18 de maio estudantes das escolas da região durante o PUC Aberta. No estande foram apresentados projetos de Robótica com Lego Mindstorms, frutos de um projeto de Extensão desenvolvido no curso. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco de Realidade Virtual com o VR Box.

 

PUCAberta1

O Curso de Sistemas de Informação quer promover no segundo semestre desse ano o Programa de Residência Técnica da Microsoft. As empresas já estão sendo contatadas e irão demandar problemas para que equipes de alunos os solucione.

A atividade compreende a presença de tutores e mentores para orientar os alunos e a perspectiva de aprendizado é grande. Os alunos estão empolgados. A unidade conta com um laboratório dedicado ao MIC (Microsoft Inovation Center) inaugurado nesse semestre.

O Curso de Sistemas de Informação da PUC Minas em Betim está planejando para o próximo semestre o Dev Bootcamp. Os alunos participarão de uma maratona de palestras e tutorias voltadas ao desenvolvimento de uma solução específica demandada pelos professores. Grupos de alunos se dedicam durante toda a noite na implementação de um software e as melhores equipes são premiadas.

O evento conta com a participação do Sympla (www.sympla.com.br).