Adriana Machado Simões

Doutorado em Letras ? Linguística e Língua Portuguesa, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Novas Tecnologias em Comunicação, pela Faculdade de Filosofia de Belo Horizonte. Graduação em Ciências Sociais ? Bacharelado e Licenciatura - pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professora Adjunta IV, do Departamento de Ciências Sociais, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Membro do Colegiado de Coordenação Didática e do Núcleo Docente Estrturante do curso de Ciências Sociais, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais . Assessora da Pró-Reitoria de Graduação e membro do Colegiado de Graduação, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua principalmente nos seguintes temas: produção social do conhecimento, redes sociais de informação, o uso social das tecnologias, representações sociais.


CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • COMPUTADORES E SOCIEDADE


Alessandro Ribeiro da Silva

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Já atuou na área de instalações interativas e desenvolvimento de jogos.


CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA


Alexandre Teixeira

Possui graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2007) e especialização em Design Instrucional para EAD pela Universidade Federal de Itajubá (2010). Tem experiência profissional na área de Ciência da Computação, com ênfase em hardware e redes, atuando principalmente nos seguintes temas: informática na educação, sistemas digitais, redes de computadores, software livre e EAD. Obteve a Furukawa Certified Professional em 2012. Atualmente é professor assistente IV, membro do colegiado do Curso de Engenharia de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Informática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor dos curso de Sistemas de Informação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Engenharia Mecânica, Engenharia Aeronáutica e Engenharia de Computação na PUC Minas.


CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • LABORATÓRIO DE REDES DE COMPUTADORES

  • REDES DE COMPUTADORES

  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO I

  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • REDES DE COMPUTADORES

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • REDES DE COMPUTADORES

  • SEGURANÇA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II


Alexei Manso Correa Machado

Possui graduação em Ciência da Computação (1989) e Engenharia de Computação (2013) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, mestrado (1994) e doutorado (1999) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e pós-doutorado pela University of Pennsylvania, U.S.A. (2005). Atualmente é professor adjunto do Curso de Ciência da Computação, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Vertebrados da PUC Minas, professor adjunto da Faculdade de Medicina da UFMG e membro do INCT de Medicina Molecular. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: visão computacional, análise de imagens médicas, recuperação de informação e descoberta de conhecimento em grandes volumes de dados multimidia.


CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ALGORITMOS EM GRAFOS

  • COMPILADORES

  • PROCESSAMENTO DE IMAGENS

  • SEMINÁRIOS I

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II


Artur Martins Mol

Doutorando pela pela PUC-MG, possui Mestrado em Informática pela PUC-MG, especialização em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras, graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Pesquisador com ênfase nas áreas de Jogos Digitais e Interface Humano Computador com foco em adultos mais velhos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Multimídia, atuando principalmente nos seguintes segmentos: Multimídia para web, dispositivos móveis, desenvolvimento de jogos eletrônicos e desenvolvimento de sites dinâmicos.


CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • JOGOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

  • MOTORES DE JOGOS DIGITAIS I

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • JOGOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

  • MOTORES DE JOGOS DIGITAIS I


Carlos Alberto Marques Pietrobon

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professor aulista da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor titular da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Tem experiência profissional e acadêmica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Qualidade de Software, já tendo atuado como Consultor Implementador MPS-BR, e desenvolvendo trabalhos nos seguintes temas: qualidade de software, engenharia de software, processo de software, trabalho cooperativo suportado por computador, gestão de conhecimento,projeto de software, engenharia de software aplicada à engenharia e engenharia de software aplicada a internet das coisas.


CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • ENGENHARIA DE SOFTWARE III

  • LABORATÓRIO DE PROJETO DE SISTEMAS


Carlos Augusto Paiva da Silva Martins

Possui graduação em Engenharia Elétrica com Enfase Em Sistemas Eletrônicos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, coordenador do Laboratório de Sistemas Digitais e Computacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, diretor de assuntos estudantis da Seção Minas Gerais do Institute Of Electrical And Electronics Engineers (IEEE), conselheiro do Ramo Estudantil do IEEE na PUC Minas e conselheiro do capítulo da Computer Society do Ramo Estudantil do IEEE na PUC Minas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e avaliação de desempenho de sistemas de computação, arquitetura de computadores, arquiteturas reconfiguráveis, autômatos celulares, computação embutida, computação não convencional, computação paralela, computação reconfigurável, educação em computação, geração de números aleatórios e pseudoaleatorios,hardware evolutivo, programação visual, robótica educacional, simulação computacional, sistemas de computação embutidos, sistemas de computação não convencionais, sistemas de computação reconfiguráveis, sistemas digitaiss, vida artificial e sociedade artificial. Desenvolve atividades de educação e extensão relacionadas com: plataforma Arduino, linguagem de programação Scratch, linguagens de programação visual, robótica educacional e robótica com a plataforma LEGO Mindstorms.


CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • INTRODUÇÃO À PESQUISA EM INFORMÁTICA

  • LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO


Carlos Barreto Ribas

Possui graduação em Matemática (1983), especialização em Computação (1989), em Informática na Educação (2000) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Professor Adjunto do Depto. de Ciência da Computação, atuando na graduação e na pós-graduação em disciplinas ligadas a engenharia de software, auditoria e segurança de sistemas, qualidade de software, governança de tecnologia da informação, algoritmos e estruturas de dados. Já ocupou os cargos de Chefe do Departamento e de Coordenador do Curso de Ciência da Computação, Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Informática e de Pró-reitor de Unidade na Puc Minas. Atualmente ocupa o cargo de Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.


CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - PSG

  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - PLF

  • QUALIDADE DE SOFTWARE

  • SEGURANÇA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS


Claudio Correa

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (1997) e mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1999). Atualmente é professor assistente iii da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: ferramentas web, interfaces, segurança de redes, comunicacao e comunicação.


CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES

  • GERÊNCIA DE REDES

  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

  • LABORATÓRIO DE ALGORTIMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II

  • LABORATÓRIO DE REDES DE COMPUTADORES

  • TÓPICOS ESPECIAIS EM INFORMÁTICA I

  • TRABALHO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR: ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS


Claudio Faria

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1996), mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1999) e doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2006). Atualmente é professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Coordenador do Curso de Ciência da Computação em Poços de Caldas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação.


CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • COMPILADORES

  • LABORATÓRIO DE COMPILADORES

  • LABORATÓRIO DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

  • LABORATÓRIO DE PROJETO HARDWARE E SOFTWARE

  • LABORATÓRIO DE SISTEMAS DIGITAIS

  • PROJETO E ANÁLISE DE ALGORITMOS


Cristiane Neri Nobre

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). É professora Adjunto IV do Instituto de Ciências Exatas e Informática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua principalmente nas seguintes áreas: Bioinformática, Interação Humano Computador e Inteligência Artificial.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

  • TECNOLOGIAS PARA DESCOBERTA DE CONHECIMENTO

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II


Cynthia Maria Silva de Barros

Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Possui experiência na área de Ciência da Computação, atuando com diversas tecnologias de Desenvolvimento de Software, Gerência de Projetos, Banco de Dados e Business Intelligence, Governança de Tecnologia da Informação e guias como PMBOK e Cobit.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

  • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

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Daniel Pinheiro Lima

Possui graduação em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e mestrado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). , atuando principalmente nos seguintes temas: animação, software, desenho animado, software livre e recorte.


CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • ANIMAÇÃO DE PERSONAGENS

  • CRIAÇÃO AVANÇADA DE PERSONAGENS

  • CRIAÇÃO E EDIÇÃO DE IMAGENS


Daniela Carvalho Monteiro Ferreira

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Unitri e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Unip, especialização em marketing, mestrado em Multimeios pela Unicamp e doutorado em Artes pela Unicamp. Pós-doutorado em Inteligência Artificial no programa de pós-graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica, na UFU. Possui experiência na área de comunicação e tecnologia com ênfase em hipermídia, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertexto, cibercultura, áudio, multimídia, jogos digitais, IHC, engenharia de software e comunicação com a máquina.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PUB

  • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

  • INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

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Diego Roberto Gonçalves de Pontes

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Atualmente é professor substituto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pesquisador EM projetos P&D Aneel. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: privacidade, interação humano-computador, inteligência artificial e redes neurais, aprendizagem de máquina, processamento digital de imagem, sistemas distribuídos e redes de computadores.

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

  • ARQUITETURA DE COMPUTADORES
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE
  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

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Eduardo Penha Castro Fantini

Eduardo Penha Castro Fantini é professor e Coordenador do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Representante Institucional da PUC Minas Praça da Liberdade na Sociedade Brasileira de Computação. Ele possui mestrado em Ciência da Computação (2014) pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Jogos Digitais (2009) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduação em Marketing (2006) pela Faculdade de Tecnologia do Comércio e curso técnico profissionalizante em Instrumentação e Controle de Processos (1997) pelo Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais. Iniciou a carreira no setor de serviços com a manutenção em equipamentos eletrônicos e instrumentos de medição, passando pela indústria eletrônica com fabricação de hardware e instrumentos de medição, administração de empresas, marketing estratégico, pesquisa e desenvolvimento de software e jogos digitais. Atualmente atua na academia na área de Ciência da Computação aplicada a Jogos Digitais, atuando principalmente em disciplinas relacionadas a: inteligência artificial, programação de shaders, motores de jogos, computação gráfica e temas avançados em Jogos Digitais.


CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PLF

  • AGENTES INTELIGENTES

  • PROJETO APLICADO I

  • TONALIZADORES E EFEITOS VISUAIS

CURSO EM JOGOS DIGITAIS - PSG

  • TONALIZADORES E EFEITOS VISUAIS


Faber Henrique Zacarias Xavier

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011) e mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014). Tem experiência com desenvolvimento de software, principalmente utilizando a linguagem JAVA e JAVAFX. Possui vasta experiência em banco de dados Postgre. Em suas pesquisas tem como foco a área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Caracterização de carga de trabalho, Análise de mobilidade humana e Análise de eventos de larga escala. Dentre esses projetos é o responsável pelo desenvolvimento do PREDITRAF, ferramenta utilizada na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PSG

  • ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

  • FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS

  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO


Fabiano Costa Teixeira

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor adjunto IV na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas onde atua como coordenador do polo de ensino à distância e do Centro de Pesquisas Avançadas. É também o coordenador do projeto Sou + Conectado que em 2011 teve sua plataforma tecnológica selecionada como melhor projeto de Ciência e Inovação da região sudeste pelo prêmio Santander Universidades. No mercado corporativo atua desde 1996 na área de TI e atualmente é CEO da SOULLAB (www.soullab.com.br), startup pioneira na criação de laboratórios virtuais de informática para EAD.


CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PPC

  • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I

  • LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO


Fábio Leandro Rodrigues Cordeiro

É Mestre em Engenharia Elétrica pela PUC Minas (2012 a 2014), com ênfase em Sistemas de Arquivos Distribuídos, Computação Paralela e Cluster Computing. Graduou-se em Sistemas de Informação pela PUC Minas - campus Guanhães (2007 a 2010) onde também trabalhou como Administrador de Redes. Possui formação de curso pós-médio de Técnico em Informática pelo IFMG - campus São João Evangelista, concluída em 2004. É professor do Instituto de Ciências Exatas e Informática (ICEI) nos campi Praça da Liberdade, Contagem e Betim, e do Instituto de Educação Continuada (IEC) no campus Coração Eucarístico da PUC Minas. Atua também como Analista de Tecnologia da Informação na PRODABEL da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Possui conhecimento prático em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na plataforma Java EE com utilização de Frameworks e Web com CMS. Tem sólidos conhecimentos em infraestrutura de Redes com Administração de Redes Linux e Windows e computação de alto desempenho e disponibilidade.


CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBE

  • SEGURANÇA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

  • TECNOLOGIAS WEB

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - PBR

  • DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES DISTRIBUÍDAS

  • LABORATÓRIO DE ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS


Fatima de Lima Procopio Duarte

Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989). Atualmente é professora adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atua na graduação e na pós-graduação da instituição. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Computação Móvel, Redes sem Fio, Qualidade Serviço e Gerência de Redes.


CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PMG

  • INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II