18 May

2a Feira: 22/05/2017 – Multimeios 30 – Bloco I

Das 10h30 as 12h30

TÍTULO: PLANOS DE GESTÃO DE DADOS à REPRODUTIBILIDADE DE EXPERIMENTOS

PALESTRANTE: Professora Cláudia Maria Bauzer Medeiros.

Professora titular da UNICAMP, com graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestrado em

Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), doutorado em Computer Science - University of Waterloo (1985), posdoutorado no INRIA, Franca (1990) e livre docência em Bancos de Dados (UNICAMP, 1992). Membro da Cooordenação de Área de Ciência e Engenharia de Computação da FAPESP (2004-2014), da Coordenação Adjunta da FAPESP (2014-) e do Comitê Assessor de Computação do CNPq (2013-2016).

RESUMO:

A reprodutibilidade de experimentos científicos faz parte da base metodológica da Ciência, pois permite validação independente de resultados de pesquisas, além de reuso e adaptação desses resultados para avançar o conhecimento. Um outro aspecto importante é que a garantia da reprodutibilidade diminui a possibilidade de fraudes científicas. A busca por reprodutibilidade de experimentos científicos é parte do movimento mundial de “Open Science”. Os desafios apresentados estão sendo cada vez mais discutidos por agências de fomento (por exemplo, nos EUA e Europa), editoras de periódicos (como Elsevier), sociedades científicas (ACM, SBC, ou a ANPOCS, em Ciências Sociais). Este é também um tópico muito debatido em vários campos do conhecimento – como Física, Biologia, Psicologia ou Medicina. Todas essas discussões dependem fortemente da especificação e implementação de soluções computacionais, muitas das quais exigem pesquisa de ponta em todos os níveis – desde as interfaces até aspectos de hardware. Agências de fomento de todo o mundo estão exigindo os chamados “Data Management Plans” (planos de gestão de dados), em que projetos de pesquisa definem como irão disponibilizar seus dados de forma aberta. Tais planos são parte obrigatória da submissão de projetos a agências de fomento nos EUA, UK e Austrália. A partir de 2017, todos os projetos submetidos à Comunidade Europeia dentro do programa Horizon 2020 serão obrigados a conter tais planos. Mas dados são apenas uma faceta da questão. Vários cientistas, além de disponibilizarem seus dados, estão também adotando práticas complementares para facilitar a reprodutibilidade de seus experimentos. Uma das mais difundidas é o uso de workflows, que estão se disseminando em muitas comunidades como bioinformática ou geoinformática. Soluções computacionais, desta forma, variam em um amplo espectro, desde “armazenamento de dados” até “execução de processos e experimentos”. A palestra irá discutir os principais desafios computacionais da reprodutibilidade, sob o ponto de vista dos Planos de Gestão de Dados, e políticas implementadas por agências de fomento em todo o mundo.

Aluno: Hélder Seixas Lima

Título: VALIDAÇÃO DE IDENTIDADE DE USUÁRIO DE REDES SOCIAIS ONLINE: uma abordagem baseada na verificação da topologia da rede e na avaliação dos atributos de perfil.

Banca: Professores Mark Alan e Humberto Torres (orientador )

Aluno: Josemar Alves Caetano

Título: ANÁLISE DE SENTIMENTOS DE TEXTOS SOBRE POLÍTICA PUBLICADOS NO TWITTER AO LONGO DE UM PERÍODO ELEITORAL.

Banca: Professores Luis Enrique Zárate e Humberto Torres (Orientador)

3ª feira: 23/05/2017

Aluno: Wemerson Vinicius de Souza

Título: APLICANDO TRIADIC CONCEPT ANALYSIS PARA EXTRAÇÃO DE REGRAS DE IMPLICAÇÃO EM SISTEMAS DE FOLKSONOMIA.

Banca: Professor Luis Enrique Zárate e Mark Alan (orientador)

Aluno: Gabriel Barbosa da Fonseca

Título: TAG PROPAGATION APPROACHES WITHIN SPEAKING FACE GRAPHS FOR MULTIMODAL PERSON DISCOVERY.

Banca: Professores Silvio Jamil e Zenilton Kleber (orientador)

4ªfeira: 24/05/2016

314 - Vídeo conferência

Das 08h30 às 09h30

Aluno: Filipe Tório Lopes Ruas Nhimi

Título: AVALIAÇÃO DE HIERARQUIAS MORFOLÓGICAS PARA SEGMENTAÇÃO SUPERVISIONADA DE VÍDEO.

Banca: Professores Zenilton Kleber e Silvio Jamil (orientador)

Das 09h30 às 10h30

Aluna: Milena Menezes Adão

Título: Parametrização automática do método HGB baseada na computação evolucionária.

Banca: Professores Silvio Jamil e Zenilton Kleber (orientador)

Das 10h30 às 11h30

Aluno: Victor de Sousa Oliveira

Título: PARALELIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ALGORITMO In-Close2.BDD PARA ANÁLISE FORMAL DE CONCEITOS.

Banca: Professores Mark Alan e Henrique Cota (orientador )

Aluno: Raquel Pereira de Almeida

Título: EXPLORING QUANTIZATION ERROR TO IMPROVE HUMAN ACTION CLASSIFICATION.

Banca: Professores Zenilton Kleber e Silvio Jamil (orientador)